Episclerite ou Esclerite

Episclerite – O que é, Causas e Tratamentos que muitos ainda desconhecem. Alem disso, a Episclerite é uma doença inflamatória aguda da episclera, tecido fino entre a conjuntiva e a esclerótica branca. O episclera abriga uma fina rede de vasos sanguíneos. Episclerite geralmente parece muito pior do que realmente é. Embora a maioria dos casos de Episclerite desapareça por conta própria, se deixada sozinha o suficiente, cerca de um terço dos casos estão ligados a problemas inflamatórios ocultos presentes em algum outro lugar do corpo.

O que é Episclerite:
A Episclerite é a inflamação da episclera, sendo uma doença ocular relativamente comum, benigna e auto-limitada que pode afetar doentes de ambos os sexos e em qualquer idade. Identificam-se dois tipos de Episclerite:

Episclerite simples ou Difusa:
A Episclerite simples ou difusa é caracterizada por congestão vascular sobre uma superfície uniforme episcleral. A doença pode afetar um único segmento da episclera ou, então, toda a episclera (Episclerite difusa).

Episclerite Nodular: a Episclerite nodular caracteriza-se por uma área limitada de episclera inflamada.

Causas da episclerite
A Episclerite é uma condição comum. Na maioria dos casos, o problema é leve e a visão é normal.

A causa é muitas vezes desconhecida. Mas, pode ocorrer com certas doenças, tais como:

- Herpes zoster;
- Artrite reumatoide;
- Síndrome de Sjogren;
- Sífilis;
- Tuberculose.

Sintomas da Episclerite:
Na Episclerite podem ser patentes os seguintes sinais e sintomas:

- Olho vermelho;
- Dor ocular (em casos raros);
- Ardor no olho.

Os sinais e sintomas de Episclerite podem variar de acordo com o tipo de Episclerite presente e com o grau de evolução da doença. Numa larga maioria de casos, a episclerite é assintomática (sem sintomas).É importante fazer a distinção entre esclerite e Episclerite, a gravidade da doença e dos seus sintomas relacionados.