Cirurgias que realizamos

Próteses Oculares

As próteses oculares, diferentemente das conchas esclerais, tem mais de três milímetros de espessura corneana. Em geral, uma prótese ocular sob medida deve ser adaptada depois que o oftalmologista realiza uma cirurgia denominada enucleação ou uma cirurgia denominada evisceração.

A enucleação consiste na remoção do globo ocular. Geralmente é colocado um implante ocular para obter um adequado volume e mobilidade.

A outra técnica cirúrgica, denominada evisceração, consiste na extração do conteúdo do globo ocular (íris e humor vítreo), mantendo a esclera e em alguns casos a córnea. Neste tipo de cirurgias não se realiza o corte do nervo óptico e se coloca um implante ocular para manter um adequado volume e mobilidade.

Geralmente, depois da cirurgia ocular, o doutor colocará uma lente, denominada conformador ocular transparente, que ajudará a formar os fundos de saco e facilitará uma rápida cicatrização. Em ambas as técnicas cirúrgicas é recomendado um tempo pós-operatório de 5 a 6 semanas antes de iniciar a adaptação da prótese ocular para permitir uma correta cicatrização dos tecidos. Nesse lapso, se o paciente solicitar, é possível colocar uma prótese provisória para obter uma estética razoável antes de adaptar a prótese definitiva, sob medida e pintada à mão, diante do paciente.